segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Moderninade Medieval

Pare e pense no mundo ao seu redor, era com esta sociedade que você sonhava quando criança? O progresso até chegou em alguns lugares, mas para as crianças pobres de Benguela nada realmente parece ter evoluído deste os tempos medievais.

Nos tempos medievais quem era dono da terra era dono dos métodos de produção e portanto era dono das formas de sobrevivência.

O senhor feudal decidia em seu feudo as regras a serem seguidas, a religião e tudo mais o que importava. O senhor feudal era a lei, sendo a lei assim a lei não se aplicava a ele. Tinha tantos direitos e tão poucos deveres que até o direito a primeira noite de uma mulher era do senhor feudal.

Hoje as coisas não mudaram muito. Não temos mais feudos, mas os donos dos meios de produção ainda mandam por aqui.

Quem tem dinheiro e poder tem exércitos e armas, quem tem tudo isso manda em tudo.
Quanto maior o poder maior a força e mais se afasta dos ideais de Liberdade Igualdade e Fraternidade.

Em lugares mais ermos é fácil imaginar que o senhor do local, líder da guerrilha ou “coronel” é dono das pessoas, toma as meninas de pequenas vilas como bem desejar, mata e manda matar. Controla a comida e as informações.

Nos grandes centros e nos demais cantos do mundo a coisa não é muito diferente, quem sabe mais velada. Acontece que os senhores feudais ainda mandam em todos. Controlando as informações e os meios de produção.

Será que nossa antropologia um dia vai entender que ainda não evoluímos?

Nenhum comentário: