quinta-feira, 8 de novembro de 2007

O primeiro carro a hidrogênio comercial



A já anunciada corrida pela primeiro lugar na produção em massa de carros a hidrogênio, disputada pela GM, Honda e DaimlerChrysler, promete acelerar em muito o uso dos carros elétricos a hidrogênio e a sua infra-estrutura.
A Honda apresentará no Salão de Automóveis de Los Angeles, neste mês de novembro, o que deverá ser o primeiro carro a hidrogênio puramente comercial para que empresas e pessoas físicas possam comprá-lo.
O veículo para quatro passageiros, baseado no FCX, será concorrente do Mercedes Classe S, a um custo de aproximadamente 250 mil Reais, de acordo com a Honda.Caro? Sim, mas será um dos veículos mais avançados tecnologicamente em todos os tempos. Além disso, como toda nova tecnologia de ponta, os primeiros compradores irão financiar os próximos compradores, até que se chegue no custo de um veículo popular.
O carro a hidrogênio com células a combustível terá 60% de eficiência na conversão do combustível em energia; aproximadamente três vezes superior a um carro a combustão e duas vezes a eficiência de um veículo híbrido, oferecendo uma autonomia de 560 km com o tanque cheio de hidrogênio.
O FCX será vendido nos EUA e Japão e em locais em que já existem a infra-estrutura de postos de hidrogênio.Entretanto, a Honda também pretende vender estações residenciais de energia que produzam o hidrogênio a partir da reformado gás natural ou energia solar, por meio da eletrólise.
fonte: Portal H2

2 comentários:

Bira disse...

Gasta-se muito na criação do combustivel. O "problema", é o lobby do petróleo e quem sabe do etanol.

daniel disse...

AInda não é o ideal esse método de colocar hidrogenio no carro e sim fazer a eletrolise onboard e colocar somente agua no carro.